5 comportamentos que mostram se você idolatra sua denominação

Contudo Jesus lhe afirmou: “Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto’

O versículo acima em Lucas 4:8, mostra com muita propriedade a resposta do Senhor Jesus quando foi tentado pelo inimigo no deserto. Satanás queria ser adorado a qualquer custo e por isso ofereceu “todos os reinos do mundo e as suas riquezas” se Jesus, prostrado o adorasse. É claro que o Senhor Jesus não titubeou nem por um momento ante as tentações do Diabo e com muita autoridade e segurança deixou bem claro a Satanás quem de fato era digno de adoração.

O Diabo sempre quis e sempre vai querer desviar a adoração do homem do Nosso Grande Deus. As formas que Satanás tem feito para ter êxito nessa tarefa nem sempre são tão diretas como ele fez com o Senhor Jesus. Muitas vezes ele tem usado a própria estrutura do cristianismo para promover a apostasia da verdadeira da Adoração a Deus. Um exemplo disso tem ocorrido com um fenômeno que tem sido chamado de Denominaciolatria, que seria a idolatria a uma denominação.

A denominaciolatria, já virou prática comum entre muitos crentes. Não é raro vermos crentes exaltando sua igreja e se esquecendo que Cristo deve ser o centro das atenções.  Alguns líderes evangélicos, não só incentivam como também se comprazem em receber a adoração das suas ovelhas, transformando sua igreja em um antro de idolatria e se afastando cada vez mais dos ensinamentos de Jesus.

Não é difícil reconhecermos um crente que idolatram sua igreja, veja algumas características deles:

1- Acham que só os membros da sua denominação vão para o Céu;

Esse é um sintoma clássico. Quem nunca encontrou com um irmão ou irmã que acredita piamente que os que frequentam sua denominação serão salvos e os irmãos de outras igrejas não. Geralmente essas pessoas utilizam como argumento costumes de sua igreja para demarcar comportamentos que levam à Salvação ou à Condenação.

Eles pensam mais ou menos assim: Se lá na minha igreja tal coisa é proibida, logo quem não cumpre essa regra não tem como ir para o Céu. Simples assim! Para esses crentes, ser Salvo significa unica e exclusivamente obedecer as regras impostas pela denominação deles. Não importa se essas regras não fizerem sentido algum, ou mesmo não tiverem respaldo bíblico.

2 -Falam mais no nome de sua igreja do que de Cristo;

Já notaram o que tem de crentes que vinculam as curas ocorridas em sua denominação ao nome de sua igreja? Já perceberam a quantidade de crentes que fazem questão de divulgar mais a sua denominação do que o próprio Reino de Deus? Pois é são crentes que agem como se Deus se escondesse nas quatro paredes da sua denominação. São pessoas que não pregam o evangelho, pregam a sua denominação. É como se sua denominação tivesse o monopólio do Poder de Deus. É como se Jesus tivesse registrado o CNPJ da igreja deles no cartório antes de ascender ao Céu. No final das contas, ao invés de se tornarem proclamadores do Reino de Deus, se transformam em empregados de um CNPJ.

3- Gostam de colocar defeitos nas outras igrejas;

Você já deve ter encontrado algum irmão que acredita piamente que sua igreja é mais santa do que as demais. É claro que a maioria dessas pessoas procuram modos indiretos para afirmar isso. Uma das formas preferidas é pôr defeitos nas outras denominações. Para eles Satanás já enganou todas as outras igrejas, exceto a deles. Basta que as outras igrejas façam qualquer coisa que seja o mínimo, do mínimo, do mínimo diferente da denominação deles e pronto já podem criticar livremente a igreja alheia. O curioso é que podem falar mal o quanto quiserem da denominação alheia, mas vai mexer com a denominação deles? É briga de foice….

4- Vêem sua liderança com perfeita, acima de qualquer questionamento;

É claro que qualquer sintoma de Denominaciolatria começa com o comportamento do líder. Geralmente as igrejas que se sentem especiais, recebem esse discurso da sua liderança. Curiosamente sua liderança também assume um papel com áurea de perfeição. Tornam-se super pastores, detentores de poderes exclusivos. Geralmente são chamados de profetas da última hora, mensageiros do amanhã. Se pudessem gostariam de ser chamados de arcanjos. Alguns mais ousados, tentaram até adivinhar o dia da volta de Jesus. Passaram uma vergonha miserável….

5- Não reconhecem os esforços evangelísticos das outras igrejas;

Por sentirem que possuem o crachá VIP para o Céu, esse tipo de crente não aceita os esforços evangelísticos das outras denominações. Não importa se a igreja do outro irmão retirou mil almas do mundo do crack. Para os crentes VIP nada disso importa porque essas almas não estão salvas pelo simples motivo de não terem se rendido a Cristo na denominação deles. Os membros da sua igreja levantam cedo pra evangelizar favelas? Para os super crente especiais, será tudo em vão, afinal para eles ninguém vai se salvar mesmo. Sua igreja distribui sopa de madrugada, reforma a casa das pessoas, dão assistência material a desempregados? Pouco importa! Eles não vão conquistar o crachá para o Céu: A carteirinha de membro da denominação deles!

Lembre-se: A idolatria é tudo aquilo que toma o lugar de Deus na nossas vidas.

 

É formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. É pregador pentecostal desde os 14 anos. Trabalha na área de palestras e treinamentos em uma multinacional japonesa. É proprietário do portal Rede Pentecostal e escreve sobre diversos temas nesse site.