Quem é evangélico do meio pentecostal já deve ter ouvido falar da palavra “reteté ou retete. Embora esse termo não possua uma origem etimológica clara, essa palavra traduz uma manifestação física praticada durante os cultos de algumas igrejas pentecostais em que os fiéis demonstram emoções de modo exagerado que, de acordo com os seus praticantes, são manifestações do “Espírito Santo de Deus”.
Cantar, dançar desorientadamente, pular, gritar, rolar no chão, girar, entre outros movimentos aleatórios são algumas das características típicas do retete.
A palavra retete tem muitas variações como reprepre ou retrete, dependendo do local do país onde a pessoa mora. O que poucas pessoas sabem é que o termo “retrete” significa também vaso sanitário ou latrina de acordo com o dicionário da língua portuguesa.
É muito provável que esse essas palavras tenham se originado de brincadeiras entre alguns crentes que falavam línguas estranhas que tinham o som similar com retete ou retrete, porém acabaram usando uma palavra que foge totalmente do contexto, afinal de contas quem diz “aquela vigília foi um retrete” na verdade está dizendo “aquela vigília foi um vaso sanitário”.
As pessoas hoje em dia querem ficar arrumando adjetivos para os mistérios de Deus