Os dois caminhos


Os dois caminhos


Por Tiago Fideles

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso,o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontrem” (Mt 7.13,14).

Na Bíblia, inúmeras vezes, deparamo-nos com metáforas. O que significa metáfora? É a comparação de um fato, ocasião ou acontecimento. Desta forma as Escrituras explanam muitos de Seus conteúdos, já que comparam uma figura ilustrativa à realidade espiritual, de maneira que poderemos conhecer as verdades referentes ao Reino dos Céus.
Cristo Jesus, na maioria de Seus ensinos, utilizava metáforas. Por exemplo, há o registro de uma parábola do tolo homem rico, que arrazoava consigo mesmo ter muitos bens e guardá-los em maiores celeiros — preocupando-se somente com as coisas desta vida (Lc 12.16-21); enfim, a utilização de metáforas está em todas as parábolas do Mestre Jesus encontradas em Mateus, Marcos e Lucas — os três primeiros Evangelhos —, exceto no de João.
O caminho apertado. Apertado no sentido de dificultoso, sendo hostil ao caminho largo. Há uma metáfora no enunciado: “apertado”. Poderíamos dizer que o caminho apertado diz respeito à abnegação (renúncia) de tudo que desagrada a Deus; portanto, é tanto isso como o desagradar a si mesmo, no sentido comparativo de chocar-se com a vontade própria — quando pecaminosa. O mundo tende mais o largo caminho do que o caminho apertado, cujo leva à salvação.
O caminho largo. Representa as ocupações pecaminosas, aquilo que agrada nossa vontade e a faz deliciar-se. Jesus diz que muitos são os que por ele caminham. O largo é o conluio (associação) dos homens com Satanás — não que às claras seja querido por eles; todavia, é plenamente consentida e consumada a sua vontade. Na verdade, ninguém que serve o Arqui-inimigo de Deus — desfrutando os seus prazeres pecaminosos — dirá que o serve, mas servem-no segundo a conciliação que há entre caminho largo com os deleites da carne do mundo vil. Estão inseridas todas as espécies de males neste caminho, e, por ele, muitos estão a ser conduzidos ao inferno.

Qual caminho você está seguindo? Reflita dentro de si agora mesmo. Os braços de Jesus Cristo, estendidos no lenho, sinalizam o caminho estreito para todos os moradores da terra. Só nesse caminho há o direito de salvação e descanso eterno sob as asas preciosas do Senhor .

Um pouco sobre mim: Convertido em maio de 2010 ; Membro da Assembleia de Deus Missão ; Professor da E.B.D. - Escola Bíblica Dominical ; Escreve artigos bíblicos desde 2015. NISTO CEIO : Na obra expiatória de Cristo ; Na divindade absoluta de Cristo ; Na trindade santa ,cuja perfaz - ainda que sendo três pessoas - Deus ; No batismo sob emersão em pessoas adultas , e cônscias e , sobretudo , arrependidas de seus pecados ; No batismo no Espírito Santo evidenciado pelas línguas estranhas ; Na santificação do corpo , da alma e do espírito.