Bispo Macedo Maçom? Igreja Universal cria blog para desmentir boatos da internet

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) colocou no ar sua nova ferramenta para combater os boatos falsos que tem prejudicado a imagem da denominação na internet. Já está funcionando há 2 meses um blog dedicando exclusivamente a desmentir notícias que a IURD alega serem mentirosas e que tem segundo a denominação se espalhado facilmente pela Rede Mundial de Computadores.

Segundo a Igreja Universal muitos sites, entre eles até mesmo evangélicos, publicam todo tipo de boatos e difamações que usam o nome da Universal para “propagar o ódio e a obra do mal”. Recentemente, por exemplo, foi dito que a Universal estaria atacando os católicos por meio de uma campanha que critica a hóstia, chamando-a de “pão do mal”.

A verdade, porém, é que de acordo com a denominação jamais qualquer palavra nesse sentido foi publicada em qualquer veículo de comunicação utilizado pela Universal. “É desse tipo de fraude sórdida que a Igreja Universal do Reino de Deus é vítima todos os dias, principalmente pelas redes sociais. Além de buscarmos a reparação na Justiça – e nossos difamadores sabem que Universal não deixa passar nenhuma mentira que atinja a honra de nossos membros a adeptos – é fundamental divulgarmos a verdade mais longe e mais alto que as farsas que despejam contra nós constantemente”, afirma texto do Blog da IURD.




Outro exemplo envolveu o grupo Força Jovem Universal (FJU) e o projeto Gladiadores do Altar.  Internautas compartilharam mensagens afirmando que a Universal estaria criando um “exército fundamentalista”,  para atacar outras religiões, nos mesmos moldes do Estado Islâmico. A denominação entretanto afirmou que as atividades desenvolvidas nesse projeto não incluía prática militar ou semelhante, somente ensino religioso. “Movidos pelo ódio e preconceito que nutrem pela Igreja Universal do Reino de Deus, um número de internautas e alguns maus jornalistas alimentaram a Internet e a imprensa brasileira com uma falsa polêmica envolvendo o projeto Gladiadores do Altar, programa de ensino bíblico da Força Jovem Universal”, afirma texto no blog Universal – Mitos e Verdades.

Outra notícia que a IURD alega ser falsa é a que afirma que o líder da Igreja Universal, Bispo Macedo é maçom. Há uma lista que circula na Internet com nomes de “maçons ilustres”, que inclui o bispo. Entretanto o blog afirma que o Bispo Macedo não é e nunca foi maçom. A Universal notificou a “Loja Maçônica Mestre Chico Abílio n. 4246”, do Estado do Piauí, para que o nome do bispo Edir Macedo fosse retirado da lista intitulada “Maçons do Brasil – 110 Maçons Ilustres do Grande Oriente do Brasil”, pois a propagação da mentira de que o líder da Universal seria maçom “causa danos à sua imagem e honra perante seus fiéis, diante da incompatibilidade das filosofias pregadas” pela Igreja e a Maçonaria”.

O Blog pode ser acessado clicando aqui.

A Rede Pentecostal é o maior portal de Notícias Gospel do segmento pentecostal no Brasil.