Igreja de David Miranda Filho pode ser considerada a maior cisão ministerial da História da IPDA


Ministério de David Miranda Filho pode se tornar refugio para quem quer sair da “Deus é Amor”


A cidade de São Paulo ganhou no último domingo (13) uma nova igreja evangélica. O Pastor David Miranda Filho fundou no Brás a Igreja Pentecostal Santificação no Senhor (IPSS). Filho do fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA), o falecido Missionário David Martins Miranda, o pastor David Filho, como é conhecido, pregou para um grande público durante a inauguração do seu ministério. Localizada no bairro do Brás, a Sede da “Santificação no Senhor” tem cerca de 3 mil metros quadrados e 5 andares. David se desligou da igreja fundada por seu pai no ano passado e passou a investir em um ministério próprio.

Envolto em mistérios, a inauguração da “Santificação no Senhor” é considerada a maior cisão ministerial da história da Igreja Pentecostal Deus é Amor. Acostumado a lidar de forma ferranha com obreiros que dividiam a Igreja Deus é Amor, o Missionário David Miranda já mais poderia se quer imaginar que ironicamente no dia dos pais, um dia seu filho primogênito seria um dos obreiros que também dividiriam a IPDA. A saída de David Miranda Filho dos quadros da “Deus é Amor”, agravou ainda mais a crise institucional que o ministério tem passado. Sem um substituto para o Missionário David Miranda, a prioridade era trabalhar a imagem de David Filho como o “grande sucessor” do pai. Mas os planos da família Miranda começaram a ruir depois que o pastor anunciou sua saída IPDA para fundar sua própria denominação.

De acordo com um site de aluguel de imóveis, consultado pela Rede Pentecostal, o templo, que é avaliado em quase 7 milhões de reais, foi alugado por cerca de 20 mil reais mensais, indicando que apesar de ser um ministério novo, David Filho espera um grande público circulando pela igreja. O pastor também investiu pesado na reforma e adaptação do salão para se transformar na Sede da “Santificação no Senhor”. O pastor inclusive, já prevendo os enormes gastos para manter a igreja, já preparou reedições de campanhas famosas de sua antiga denominação, entre elas “Explosão de Milagres”, “Minha Família nos Planos de Deus” e “O Sangue de Jesus tem Poder”, para arrecadar fundos para manter o ministério. Dono de uma herança vultuosa de mais de 12 milhões de reais, David Miranda Filho teria direito de receber todo mês os 12,5% referentes aos alugueis e rendas a que David Miranda deixou. Um grande percentual dessa fonte de renda é o arrendamento de emissoras de rádio para a IPDA. Como a Igreja Deus é Amor paga pela programação de rádio com os dízimos e ofertas, indiretamente o dizimista da Deus é amor também está financiando o novo ministério de David Miranda Filho.

É claro que David Miranda Filho não investiu pouco na IPSS. A sede da Santificação no Senhor está bem no recanto das grandes denominações evangélicas do país. O bairro abriga o “Templo de Salomão” da Igreja Universal, a sede da Igreja Plenitude do Poder de Deus do Apóstolo Agenor Duque, a sede da Assembleia de Deus do Brás do Pastor Samuel Ferreira e um grande templo da Igreja Mundial do Poder de Deus de Valdomiro Santiago. “O pastor David Filho está pensando alto. Está claro depois do que vimos no Domingo que ele quer mesmo que seu ministério ganhe destaque”, comentou o administrador da Rede Pentecostal, Saulo Souza da Cruz.

Utilizando um design diferenciado em sua igreja, Miranda optou por mostrar ao mundo uma imagem de um templo moderno, bem iluminado e incrivelmente bonito, bem parecido com as igrejas neo-pentecostais do Brás. Grandes telões deram um ar high-tech à igreja. Tudo isso pensando em chamar a atenção do público nas Redes Sociais. O Pastor que tem mais de 30 mil seguidores no Facebook, transmitiu a inauguração do seu ministério ao vivo. A transmissão chegou a ter mais 300 pessoas acompanhando simultaneamente o evento. “A própria transmissão do culto de inauguração foi pensado para causar impacto nas Redes Sociais. Embora a IPSS seja uma igreja que está começando agora, os obreiros da IPSS trabalharam bem a imagem da igreja nas Redes Sociais. Tiveram o cuidado de contratar uma produtora para gerar as imagens do evento que sem dúvida encheu os olhos dos seguidores do David”, comentou Cruz.

Desceu o cajado

Mas não foi só a estrutura do templo que impressionou. A pregação do líder da Santificação no Senhor também chamou atenção. O tema escolhido por Miranda para seu retorno aos púlpitos foi a Santidade. O pastor pregou sobre o arrependimento dos pecados e como fazer a diferença. “Cuidado, uma das piores coisas que está acontecendo hoje em dia é o espírito do engano. O diabo querendo confundir você dizendo que você não precisa se santificar”, disse Miranda enquanto pregava. Ainda seguindo a mesma linha do seu pai, David Filho alfinetou pastores que segundo ele não estariam pregando a “doutrina”. “O que os pastores ensinam hoje em dia? Que vocês podem fazer o que vocês quiserem, que vocês vão ser salvos, só que a Bíblia diz ao contrário, tem que haver Santidade no corpo na alma e no espírito”, declarou David em sua pregação.

David Miranda Filho em pregação na sua nova denominação.

Afastado da sua antiga denominação, a Igreja Pentecostal Deus é Amor no ano passado, Miranda decidiu sair da igreja fundada por seu pai após ter sua agenda de pregações canceladas depois que uma conversa comprometedora entre ele e uma jovem da Assembleia de Deus vazou nas Redes Sociais. O pastor que já era divorciado, chegou a excluir seu Facebook, mas voltou atrás publicando um vídeo de desculpas. Mas vendo que não voltaria aos púlpitos da Igreja Deus é Amor tão cedo, optou em fundar um ministério próprio. O que muita gente pergunta é se o pastor David tem mesmo credibilidade para presidir uma denominação evangélica. Críticos do pastor, principalmente ligados à sua antiga denominação, alega que David Filho não saiu “em paz” de sua antiga denominação e que por isso sua decisão está errada. “Mais um na área pra fazer divisão, se fosse bom ficava na igreja do seu velho pai”, comentou um internauta na página da Rede Pentecostal no Facebook. Já para Saulo da Cruz, David Filho ainda vai enfrentar muita rejeição ao longo do seu ministério. “Não será fácil para o David apagar todo o seu passado nebuloso. Todos esses escândalos que ele se meteu ainda compromete muito a sua imagem com líder. Sem contar que ele continua divorciado e prometeu continuar assim, logo os olhos do público continuarão sobre ele e ao menor sinal de um novo escândalo o estrago vai ser gigantesco”, comentou.

Vai ou não vai ter doutrina?

Aparentemente a Santificação no Senhor parece uma cópia da IPDA. As obreiras usam o tradicional avental rosa, o culto aparenta ter a mesma estrutura, com as chamadas “revelações”, sendo o ponto alto das reuniões. Embora David Filho tenha sinalizado por diversas vezes que sua igreja terá uma linha doutrinária semelhante a IPDA, na prática isso parece que não vai acontecer, principalmente entre os jovens. Deu para notar que os jovens tiveram a liberdade de usar maquiagem, fazer a sobrancelha, costumes condenados na antiga denominação de David Filho. Mas logo David terá que se posicionar com maior clareza. Hoje ele tenta passar a imagem da Santificação no Senhor como uma igreja de doutrina mas partiu justamente dele quando estava na Igreja Deus é Amor, mudanças consideráveis no RI da IPDA. É o caso da bateria que teria sido proibida por conta de uma revelação dada por Deus ao Missionário David Miranda mas que depois foi aceita no ministério para evitar murmurações em torno da banda liderada por David Filho que sempre usava o instrumento. “David vive hoje um grande dilema. Ele sabe que tem basicamente 2 opções. A 1ª é deixar a Santificação no Senhor como uma cópia fiel da IPDA, mantendo doutrinas e costumes no intuito de atrair a parcela considerável de membros e obreiros da Deus é Amor insatisfeitos com a gestão do casal Almeida. Nesse primeiro cenário a Santificação no Senhor se transformaria em uma guarida para quem sair da IPDA por se sentir injustiçado. No 2º cenário, David tem a opção de se distanciar da doutrina do seu pai e dar uma cara mais neo-pentecostal à sua igreja, afinal são os neo-pentecostais que mais crescem no país ultimamente”, comentou Saulo.

 

A Rede Pentecostal é o maior portal de Notícias Gospel do segmento pentecostal no Brasil.