Igreja proíbe pessoas gordas de participarem de grupo de louvor


Gordos foram proibidos de cantar porque iriam interromper o “fluxo da unção”


Uma igreja da cidade de Hillsboro, Oregon, Estados Unidos, proibiu pessoas gordas de participarem da equipe de louvor da congregação como parte de uma série de diretrizes obrigatórias, para que segundo eles, a unção pudesse fluir através dos membros da equipe.

O caso aconteceu na New Creation Church que após ter sido bombardeada com acusações de discriminação, removeu as diretrizes do seu site porém uma cópia das orientações que foi disponibilizada em outros lugares detalha a proibição de “excesso de peso” entre os membros da equipe de adoração, juntamente com uma série de outros requisitos típicos de santidade comuns às igrejas pentecostais.

“Sem peso excessivo. O peso é algo que muitas pessoas têm de lidar. Certifique-se de que você está cuidando de seu templo, fazendo exercício e comendo corretamente,” advertiu o comunicado.

O documento deixa ainda bem claro que “a imagem é muito importante na casa de Deus”, e que portanto os membros da equipe de adoração também deve vestir-se com moderação.

“Queremos que a equipe de louvor seja visto da melhor forma possível! Lembre-se que a forma como nos vêem é de extrema importância. Nós somos a primeira coisa que a congregação vê. As pessoas fazem juízo da aparência. Nós nunca teremos uma segunda chance de fazer uma primeira boa impressão. Por favor, certifique-se de que o seu estilo de vida e suas roupas não é excessivo e não chamem a atenção desnecessária para si mesmo ao invés de trazer honra e glória a Deus,” disse.

O documento deixa muito claro que, para ser parte da equipe de louvor, os membros devem estar em “100% de concordância” com as orientações.

“Desde o momento que você demonstrou interesse nesta área do ministério, queremos que você saiba que o nosso desejo é ver você cumprir tudo o que Deus te chamou para fazer e ser. Como parte da equipe de adoração, temos diretrizes específicas que estabelecemos para que a nossa equipe possa trabalhar em conjunto e ser o melhor que podemos ser”, explica ainda o comunicado da igreja. “Por favor, leia com atenção. Você deve estar em concordância de 100% para que você possa fluir com a nossa equipe e para que a unção possa a fluir através de você.”

A equipe de louvor na Igreja Nova Criação em Hillsboro, Oregon.
A equipe de louvor na Igreja Nova Criação em Hillsboro, Oregon.

O documento, que foi publicado primeiro a uma página no Facebook, ainda acrescenta: “Se você não cumprir as normas estabelecidas nas presentes orientações, você vai desqualificar a si mesmo como uma parte da equipe de louvor.”

Os líderes da igreja, a pastora Rebecca Sundholm e seu marido Rod Sundholm, afirmarem em entrevista ao The Christian Post que ficaram estupefatos com a controvérsia. “O que é engraçado é que isso não tem nada a ver com qualquer pessoa na nossa igreja”, disse Sundholm última quinta-feira. “Se alguém observar a nossa equipe de louvor, veriam que não são todos magros.”

“Na verdade”, acrescentou, “o líder de adoração tem problemas de peso.”

Ela disse que o líder de adoração escreveu as diretrizes há 28 anos atrás, mas, “essas orientações não são sequer aplicadas mais.” Ela observou, no entanto, que,  sua igreja tem padrões como qualquer outra.

Ouvido pelo The Christian Post, o ex-pastor Geoff Surratt da Igreja Saddleback, disse que o peso de um cantor não pode importar mais que seu presente com Deus.

“Infelizmente, tenho visto muitos cantores e músicos talentosos, que não tem o dom da adoração. Eles têm a guitarra certa, o cabelo certo. Eles tem o peso certo e estão sempre bem vestidos. Mas sem o dom, a experiência é sempre teatral”, afirmou Surratt.

“Nenhuma quantidade de iluminação, neblina ou processamento digital pode fabricar adoração genuína; adoração corporativa real é uma ligação misteriosa, espiritual que flui de Deus através de líderes talentosos”, disse ele.

“A questão não é o peso, altura, sexo ou raça; a questão é que se apresentar sem o dom, é apenas um show, acrescentou.

Com informações do The Christian Post

A Rede Pentecostal é o maior portal de Notícias Gospel do segmento pentecostal no Brasil.