Pesquisa: 63% dos jovens não obedecem à doutrina de suas igrejas


Pesquisa aponta que parte dos jovens evangélicos consomem bebidas alcoólicas e vestem roupas inadequadas


Por Saulo Souza da Cruz, Rede Pentecostal.

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e divulgada pelo jornal “Folha de São Paulo” no último dia 25, mapeou o perfil da nova geração de evangélicos e católicos brasileiros. A pesquisa concluiu que entre os evangélicos, os jovens possuem um perfil bem diferente dos crentes mais velhos, sendo até mesmo mais infiéis as doutrinas e costumes de suas denominações do que o público mais idoso. Segundo a Folha, essa diferença de postura se dá principalmente por que os jovens não são ex-católicos convertidos como 65% dos crentes mais velhos e por isso não estão habituados a seguir normas.

O Datafolha concluiu por exemplo que apenas 1 terço (37%) dos jovens evangélicos seguem as orientações do seus líderes sobre quais roupas devem utilizar no dia a dia. Apesar disso 64% deles responderam que seus pastores pregam constantemente a necessidade de se vestirem adequadamente como cristãos. Ainda segundo a pesquisa 76% dos entrevistados responderam que suas igrejas dão a devida orientação sobre quais conteúdos devem ser evitados na TV ou internet, porém apenas metade deles seguem totalmente essa orientação.

O ponto mais grave entretanto é com relação ao consumo bebidas alcoólicas. 85% dos entrevistados admitiram que suas igrejas dão orientação de não consumir bebidas alcoólicas porém apenas 66% dos jovens evangélicos seguem a risca essa determinação. A pesquisa ainda indicou que 28% dos jovens evangélicos são a favor do casamento gay, assim como 39% apoia a adoção de crianças por casais homossexuais.

A Rede Pentecostal é o maior portal de Notícias Gospel do segmento pentecostal no Brasil.