Rádio da “Deus Amor” é a emissora evangélica mais ouvida do Brasil, aponta ranking internacional


Um ranking publicado por uma agência internacional, constatou que a rádio on-line da Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) é a mais ouvida do Brasil no seguimento religioso. 


De acordo com a publicação da Triton Digital, empresa internacional que mede a audiência de rádios que transmitem sua programação através de Streaming de áudio, a rádio da Igreja Deus é Amor é a mais ouvida entre os internautas em território nacional, considerando o segmento religioso. Mesmo levando em conta o universo de todas as emissoras brasileiras a rádio da IPDA é a 2ª mais ouvida do Brasil, perdendo apenas para a rádio secular JBMF do Rio de Janeiro.

Utilizando uma metodologia que afere os dados de audiência pela internet, a Triton Digital publica mensalmente um ranking com as 25 rádios mais ouvidas da América Latina, medidas pela plataforma de medição de audiência Webcast Metrics®. O Webcast Metrics utiliza uma plataforma exclusiva para rastrear dados de audiência e convertê-los em métricas de audiência que podem ser facilmente interpretadas por rádios, Publishers e anunciantes. Diferentemente de outras soluções de medição no mercado de áudio e rádio, as informações do Webcast Metrics da Triton são baseadas em dados de censo, em vez de pesquisas ao consumidor, oferecendo informações exatas de público.



Para Saulo Souza da Cruz, editor e administrador da Rede Pentecostal, o fato da IPDA ser ainda a única das grandes denominações evangélicas que não migraram para a televisão, explicam a audiência do ministério no rádio.

“Enquanto as outras grandes denominações já abandonaram há muito tempo o rádio como o principal meio de comunicação, migrando seus esforços para a televisão, a IPDA por uma questão doutrinária ainda tem o rádio como carro-chefe de sua programação e isso fez como que as rádios da denominação aparecessem no ranking”, comentou Saulo.



Cruz ainda acredita que o Ranking demostra uma mudança importante no comportamento do “deusamorense”. Para ele, os membros mais jovens da IPDA estão deixando de ouvir a programação da denominação pelo rádio analógico e passando a usar plataformas digitais para ouvir a programação de sua denominação. “A facilidade ao acesso a internet de banda larga, tem popularizado as rádios on-line é isso tem dado um fôlego para a audiência da rádio da denominação”, afirmou.

Entretanto para Saulo, o ministério tem procurado nos últimos anos, tirar o foco do rádio e investir em plataformas áudio-visuais. “A IPDA já está começando a fazer transmissões em áudio e vídeo pelo Youtube e Facebook. Isso é sinal que a igreja não quer ficar dependente exclusivamente do rádio ela quer também entrar na onda das novas tecnologias. Não me assustaria se ela apostasse até na televisão”. completa.

 

A Rede Pentecostal é o maior portal de Notícias Gospel do segmento pentecostal no Brasil.